Carregando...
Menu

Blog

MEDO E CORAGEM

MEDO E CORAGEM

Sim, estávamos sumidinhas mesmo! Muitas mudanças aconteceram nos últimos meses na SOU, mas agora mensalmente vamos compartilhar conhecimento por aqui também. Assuntos que fazem parte do nosso dia a dia e que você vai se identificar.

E para dar o ponta pé inicial resolvi falar de um tema que tenho lidado recentemente e, com certeza, também faz parte da sua vida: o MEDO!

Esse ano eu resolvi me permitir, me arriscar mais e dizer mais sim para as oportunidades que surgiam. Parece coisa boba, mas por muito tempo eu me vi paralisada diante de situações que precisavam do meu “poder de decisão”. E não vou negar, sempre culpei o fato de ser libriana para justificar qualquer impasse que eu me encontrava (rs).

A verdade? Eram tantos medos na minha cabeça que ficava até difícil entender o que realmente estava acontecendo: medo do desconhecido, medo da frustração, medo de dar errado, medo das críticas, medo de perder o controle e o medo até de dar certo!! E o que eu fazia? Desistia – era mais fácil assim.

Quando me dei conta de tudo que eu poderia ter vivido e conquistado, eu chorei e senti que estava perdendo a melhor fase da minha vida. Sabe aquela frase clichê: “melhor se arrepender de ter tentado do que nunca saber como seria”. Pois é, esse foi meu momento da virada!

O que eu resolvi fazer diante dessa inércia provocada por esses medos foi começar devagar, mas começar. Eu sabia que agir era a única coisa que eu poderia fazer. Não era ficando paralisada pelo medo que eu ia conseguir superá-los. Não era pensando em como ia ser difícil ou em como era bemmmm mais fácil fugir daquela situação. E fui fazendo acontecer, fui  com medo mesmo!

A palavra da vez agora é CORAGEM!

Coragem é agir apesar do medo. Coragem porque quero fazer mais, sentir mais, sair da minha zona de conforto e fazer coisas que eu normalmente não faria (mas tudo com muita responsabilidade, ok?).

Já pensou como seria dizer sim para tudo aquilo que te assusta, que te tira da zona de conforto, mas que vai te fazer crescer MUITO?

Imagina como seria fazer isso por 1 semana?

Então aqui vai um exercício bem simples que faço comigo mesma e também com as minhas clientes:

1° passo: numa folha em branco escreva a situação que você está vivenciando e circule.

2° passo: puxe uma seta para o lado esquerdo e escreva o que pior pode acontecer dessa situação

3° passo: agora puxe uma seta para o lado direito e escreva o que de melhor pode acontecer dessa situação

Assim que você toma consciência destes extremos, você consegue ter um pouco mais de controle sobre os seus medos. A realidade está ali, entre esses limites do que para você pode acontecer de melhor e pior.

Não é um processo fácil, mas eu estou gostando de me arriscar e dizer mais SIM. Tenho vivido experiências novas e que estão me agregando aprendizados inimagináveis como pessoa e também profissionalmente.

Então, miga, VAI! Diga sim e vai com medo mesmo!

Beijos,

Babi Lopes

Tags: