Carregando...
Menu

Blog

APRENDENDO COM OS FRACASSOS

APRENDENDO COM OS FRACASSOS

Fracasso:
substantivo masculino: falta de êxito; malogro; derrota.
Ex:”o empreendimento foi um fracasso.”

Fracasso é uma palavra pesada, né? É só olhar a definição no dicionário aí em cima. E se tem algo que as pessoas não querem estar associadas, essa coisa é o fracasso.

Quando definimos quais seriam os dois temas para a enquete da semana nos inspiramos em um bate papo que tivemos com uma amiga. Daí pensamos, quantas mulheres devem estar se sentindo da mesma maneira? Então, pedimos que ela contasse um pouquinho da história dela pra vocês:

“Muitas vezes deixamos de tentar algo pelo simples medo do fracasso, do que as pessoas vão dizer e pensar sobre nós e de como vamos nos sentir.  Esse medo nos faz perder grandes oportunidades de aprendizado,  crescimento pessoal e profissional.  Se tentamos algo e não deu certo, sempre ficamos receosos de fazer novas tentativas. Sempre tem uma voz que nos diz “ não se aventure de novo, você já fracassou uma vez”, além de várias outras pessoas que também nos dizem isso.

Mas não podemos encarar nossos erros e falhas como a pior coisa que pode acontecer nas nossas vidas!

Como empreendedora, já tive vários negócios que não foram para frente, mas todos me ensinaram que o que não falta são chances para novos recomeços. Ao tentar novamente me deparo com um momento de autoconhecimento, em que não devo escutar os outros, mas sim, a voz dentro de mim, encontrando aquela força adormecida e tirando todos os ensinamentos que puder das situações em que não obtive sucesso, buscando evitar cometer os mesmos erros do passado. Momento de nos reerguer e lutar por aquilo que acreditamos. Momento de correr atrás dos nossos objetivos não importando os obstáculos que teremos que enfrentar.  Aprendemos muita mais nas tentativas frustradas do que jamais iríamos aprender no sucesso garantido. E essa é a lição mais valiosa que podemos ter!” (Viviane Corrêa, 28 anos)